quarta-feira, maio 28

Charge do Dia: Tá parado?

não tem como não concordar e rir com esta charge...
Tá bem perto, não é mesmo?
A Charge de hoje é dupla. E remete a problemas vividos por todos nós, até mesmo em Salgueiro: mobilidade urbana, que é um mal imenso e que afeta diretamente a todos ( ao menos aqueles que não possuem helicópteros ): pobres, classe média e até os mais abastados. 

Locomover-se só tem piorado e vamos para da idiotice de afirmar que isso é um reflexo positivo da melhora da economia e que mais pessoas estão comprando carros. O problema é que nossas cidades ( Salgueiro inclusa ) segue sem ser pensada da forma - sequer - adequadas. Estamos sempre atrás dos problemas, nem do lado ficamos.

A imagem retirada do perfil do economista Ricardo Almeida ( Isto É ) é singular: compara o tamanho da malha de metrô grandes cidades com a nossa maior cidade. É fazer chorar, com certeza. Descartemos Pequim, porque lá é um regime totalitário e que paga os piores salários possíveis, sem direito trabalhista. Foquemos então a milenar Londres. Ou a capital do mundo, a Big Apple, que é ladeada de água por quase todos os lados. E até mesmo Tóquio. A Cidade do México, que não aparece na imagem, tem mais que o dobro de Sampa. 

Fica clara a nossa incompetência. E São Paulo que passa vergonha comparada com grandes cidades do mundo, é a que - de longe - tem a maior malha do Brasil. Recife, a segunda, tem pouco mais de um terço. Salvador tem 0km, após mais de 20 anos de lançado. 

É para se pensar. Com certeza...

Nenhum comentário:

Postar um comentário