terça-feira, abril 1

1º de Abril: 10 mentiras sobre a Copa do Mundo

Teve quem acreditasse neste, sendo bem generoso, nojento...
Faltam 71 dias para abertura da Copa, no Estádio de Itaquera, com o jogo Brasil x Croácia. É muito pouco tempo para fazer tudo o que falta. E claro, todos já sabem que diversas coisas prometidas ficaram pelo caminho, outras nem saíram do papel e certos papeis entraram nas contas de diversas pessoas. Coisa típica de Brasil, infelizmente. E isso não é piada.

A ESPN Brasil listou as 10 maiores mentiras ( clique aqui para ler a matéria ) sobre a Copa. Nada mais apropriado para este primeiro de abril. Eu vou comentar os pontos levantados, mas sugiro que você leia a matéria no link acima. Vale a pena.

1 - Maioria dos investimentos será privada.

Talvez a maior e mais cara das mentiras. Me lembro quando Ricardo Teixeira disse essa frase. Foi na Suíça quando o Brasil recebeu a confirmação de algo que havia sido acertado em 2003. O ano era 2007 e lá estavam diversas celebridades e o Presidente Lula exultante, tentando passar que fora o seu prestígio quem garantira a Copa pro Brasil ( outra grande mentira ). Passados quase 7 anos ( também considerada a conta do mentiroso ) fica bem claro muitos foram enganados. Mas só quem quis, porque era claro que isso jamais iria acontecer no Brasil.

2 - Governo não investirá na construção de estádios.

Esta realmente parece mentira se contada hoje. Mas teve, mais uma vez, quem acreditou. O custo hoje está todo nas costas dos Governos ( Municipal, Estadual e Federal ). Embora Dilma negue que tenha investido... só em isenções fiscais federais, a conta passa de 3 bilhões. Isenção é imposto que deixa de ser arrecadado, portanto é dinheiro público também. Simples assim.

3 - As arenas construídas dentro do orçamento.

Pois é né... Só o Estádio de Brasília ( onde não tem futebol de alto nível e nem torcida para encher a nova Arena ) aumentou de 700 milhões para espetaculares ( e vergonhosos também ) 1,8 bilhão!!! O Maracanã também ficou na casa dos bilhões. Sem falar em futuros elefantes brancos em Natal, Manaus e Cuiabá. Tudo com dinheiro do contribuinte. Mas ainda tem o caso do Estádio do Corinthians, que foi doado ao clube pelo ex-presidente Lula, que é - adivinhem - corinthiano.

4 - Estádios da Copa prontos no prazo.

Precisa mesmo de algum comentário?

5 - Monotrilho de São Paulo.

Porque isto é uma mentira? Simples: ele vai ligar o Aeroporto de Guarulhos ao Morumbi!!! Que não vai ser usado na Copa!!! Perfeito, não?

6 - Transporte público em Manaus.
Se em Salvador o Metrô, dizem, vai funcionar no segundo semestre, em Manaus nada foi feito. Nada. A cidade poderia se beneficiar com a Copa, mas não rolou...

7 - O VLT de Brasília.

Nunca estive na Capital Federal, mas quem lá esteve me diz que o trânsito é o caos ( tônica das grandes cidades brasileiras ). Mas o Distrito Federal planejou melhorar a situação: um VLT ( sigla para Veículo Leve sobre Trilhos ) ligaria o aeroporto JK ao Estádio Nacional Manoel Garrincha. A obra começou e ia até dentro do cronograma... mas ai aparecer o TCU e detectou superfaturamento de até 150%!!!. Lógico que foi embargada e em 2012 foi retirada dos planos para a Copa. Parece piada, né?

8 - O ultimato da FIFA

Em 18 de janeiro Jerome Valcke deu um ultimato sobre o estádio do Atlético-PR: um mês para dar garantias de que o mesmo pudesse permanecer na Copa. O que aconteceu? Nada, passou um mês, o estádio permaneceu sem previsão de entrega e tudo ficou na mesma.

9 - Mudança na estrutura dos aeroportos

Se tinha algo do qual o Brasil poderia tirar proveitos por causa da Copa seria termos aeroportos modernos e funcionais. Eis que... só dois devem ficar prontos até o Mundial. E o Governo resolveu privatizá-los, o que no longo prazo vai encarecer os preços. Se era pra privatizar, que não se gastasse dinheiro modernizando, que a iniciativa privada o fizesse. Eita, mas é o Brasil... esqueci disso...

10 - Internet 4G

Outra vantagem que os brasileiros não terão. Segundo analistas não existe mais tempo para que o sistema esteja disponível nas 12 cidades. 

Esse é  o atual presidente da Casa Bandida do Futebol
E você amigo leitor, ainda acredita no tal "legado" da Copa?

Nenhum comentário:

Postar um comentário