segunda-feira, março 31

Minha visão sobre o Golpe de 64

Tropas do Exercito ocupam as ruas do Recife. Assim o foi nas principais capitais...
1964. Este é o ano. O Ano em que o Brasil sofreu uma ruptura democrática. O ano não é ponto de discussão, já o dia e o mês... segundo os militares a data é 31 de março. Contudo, a história demonstra que o golpe é deflagrado quando o presidente é deposto. E isso só aconteceu em 1º de Abril. O fato é que na virada desta segunda para terça temos os 50 anos do Golpe.

Antes de mais nada: não tem como falar do Golpe de 64 sem lembrar do contexto da Guerra Fria. O mundo estava dividido entre capitalismo e socialismo, o primeiro representado pelos EUA e o segundo pela URSS. Os dois países faziam tudo para evitar que o outro "tomasse" áreas sob sua influência. E existem exemplos dos dois casos: invasões soviéticas na Hungria, Tchecoslováquia e Iugoslávia e os EUA invadindo diversos países na América Latina. Além disso tivemos embates quase que diretos entre os dois: Vietnã e as Coreias. Em 1964 a Cuba socialista era algo bem recente, as crises do mísseis então... ou seja, eram dias que eu considero perigosos, onde a prudência deveria ser a tônica.

Pois foi tudo o que o Presidente João Goulart não teve. Existem diversas versões, mas um fato é real: as reformas de base foram propostas fora da hora. Não que o Brasil devesse esperar anos para tentar reformar-se, mas é que esse era um discurso que cheirava a socialismo. E Washington jamais permitiria que uma país continente como o Brasil virasse uma nação socialista. Mas muitos esquecem disso e digo mais, esquecem das intervenções feitas pela União Soviética. Claro que para nós infelizmente ocorreu aqui...

Jango, é preciso dizer, era um presidente fraco. E vou dar um dado que hoje parece loucura: ele fora eleito vice-presidente. Sim, em 1960 existia eleição para Vice-Presidente. Aliás alguns historiadores consideram que a eleição de 1960 é a base para o Golpe, quando o ex-Governador de São Paulo Jânio Quadros é eleito, derrotando o Marechal Henrique Lott ( o candidato de JK ). O vice de Lott era João Goulart. Quando Jânio surta e renuncia ( e depois tenta voltar ), Jango estava visitando a China comunista!!! Desde ai já foi tachado de comunista. Pecha que ele jamais fez o menos esforço para retirar.

O Golpe foi pensado por civis e executado pelos militares. A UDN, capitaneada por Carlos Lacerda, imaginava que assim poderia vender as eleições de 1965. Eleição na qual JK era franco favorito, convém citar. Teve o apoio de muitos setores, não apenas os políticos. E o próprio JK tentou cobrar de Jango que rompesse com os esquerdistas e assim desse uma clara sinalização para os militares. Alguns entendem que ao fazer isso ele lutava por sua própria candidatura, mas mesmo assim seus conselhos se mostraram certos. Peno que Jango não aceitou-os. E ao contrário disso, ainda foi apoiar revolta de oficiais de baixa patente, dando perdão aos revoltosos. Foi demais...

O famoso Comício da Central ( mais de 100mil pessoas segundo diversas fontes ) acentuou o ritmo do golpe. E o Brasil perderia diversas vidas ( quase 500 ), tantos outros foram embora e outros pegaram em armas. Mas tudo foi consequência dos atos de Jango.

O resto, é história ou estória. É o que eu penso.

4 comentários:

  1. Na verdade não tem nada a ver com Jango, o Brasil vive de golpes. Veja a atualidade, novamente civis revoltosos e setores golpistas como os extremistas católicos querendo acentuar as coisas.

    ResponderExcluir
  2. Setores como A Igreja Católica, UDN e seu principal argumentador (Carlos Lacerda), Direita golpista, maçonaria golpista; todos eles tiveram culpa e você ainda diz que a culpa foi de Jango?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, digo. Jango não era o presidente bonzinho, competente e com um grande governo como querem passar...

      Excluir
  3. O golpe de 64 foi um capítulo curioso na História do Brasil. Havia uma política anticomunista nos Estados Unidos, devido a Guerra Fria. Eram tempos que os Estados Unidos estavam investindo maciçamente contra os soviéticos, seja em tecnologia espacial, militar e influência econômica e política o redor do mundo.
    A CIA atuava com força na América Latina. Patrocinando ditaduras, grupos de Direita, golpes de estado. Aqui encontraram o ambiente propício para agir. Com grupos entre os militares tentando há tempos aplicar um golpe de estado no Brasil, esses grupos se tornaram aliados inestimáveis para avançar com seus planos.
    Somente a forma como João Goulart pode assumir (parlamentarismo), já mostra como esses setores estiveram atuando desde o início para reduzir o poder do presidente ou manter sua influência acima dos planos dele.
    A CIA passou a patrocinar a mídia para manchar cada vez mais a imagem de Jânio Quadros e João Goulart (também conhecido como Jango).
    Jango acabou não ajudando muito a opinião pública. Suas pretendidas reformas de base iam contra os interesses dos Estados Unidos e da direita brasileira. Havia uma confusão e medo profundo dos "comunistas", no qual Jango era confundido com esses ideais. E em meio ao medo provocado no povo, os militares puderam aplicar o golpe de 64, instaurar o regime militar e consumar a tomada de poder.

    Abraços

    ResponderExcluir