terça-feira, março 11

A Ditadura do politicamente (in)correto

Teria Alexandre Pato cometido algum erro?
O mundo moderno tem suas peculiaridades. Mas uma das mais chatas, na minha opinião, é o chamado de politicamente correto. Vemos ele sendo aplicado em praticamente todos os seguimentos e normalmente quem sai do script é logo pautado e/ou patrulhado por pessoas ( imprensa, partidos, comunidades, etc ) que acreditam que, praticamente, uma lei fora violada. Neste caso entra Alexandre Pato, o personagem central deste post.

Não sei se o amigo leitor acompanha atentamente o futebol brasileiro de um modo mais próximo, mas atualmente sumiram os atletas sinceros do passado. Pessoas como Serginho Chulapa, Renato Gauúcho, Túlio ( que oficialmente encerrou sua carreira esta semana, mas que já era um ex-atleta em atividade ) e tantos outros simplesmente não possuem herdeiros atualmente. Hoje em dia o "politicamente correto" praticamente baniu estes atletas. Acredito até que um Garrincha ( que era mais ingênuo do que polêmico ) teria sérios problemas para atuar hoje em dia. Logo seria tachado de simplório e declarações suas seriam vistas como ofensivas. Um Gerson então, nem sairia das categorias de base. Um Almir Pernambuquinho teria que ir praticar outro esporte e por ai vai...

Mas o que Pato tem a ver com o enredo da coisa? Bom ele disse o que pensava. E o que foi? Logo após a partida entre o seu atual clube ( São Paulo ) e o antigo ( Corinthians, que ainda é - na prática - o seu empregador ) ele disse no Twitter: "Grande Vitória, Avante Soberano ( como os sãopaulinos se referem ao time ), Vamos São Paulo". Sejamos francos: tem algo de errado na frase?

Pois o Presidente do Corinthians, Mário Gobbi achou. Segundo ele Pato deveria ter evitado o comentário, que considerou ofensivo!!!, pois ele ainda pertence ao time do Parque São Jorge e está emprestado por 2 anos ao time do Morumbi. Sendo assim, segundo Gobbi e o pensamento politicamente (in)correto, Pato deveria lembrar disso ao se comunicar nas redes sociais. E isso é o fim da picada. Pato pode ter vínculo com o Corinthians, que fez a besteira de empacar 40 milhões de reais nele, mas defende hoje as cores do rival. É natural, e até inteligente da parte dele, que ele queira ganhar a confiança do torcedor tricolor, que até aqui pagou 50% do salário dele sem poder usar o jogador ( por ter excedido o número de partidas previstas no regulamento do campeonato paulista, Pato não pode atuar nesta competição pelo Tricolor ). E tem mais, o correto por parte do presidente Gobbi teria sido dizer: "sem polêmica, ele agora é torcedor de outro clube, quero falar sobre os que defendem o Corinthians". Simples e eficaz. Mas ao invés disso, preferiu a polêmica. Que além de tudo é desnecessária.

Parece-me óbvio que Pato ainda precise de apoio entre os torcedores do seu novo time e a declaração dele é perfeito neste sentido. Mas ai vem quem pauta este tipo  de declaração. Jogadores do passado citados lá no começo teriam feito o mesmo. Mas hoje, é fora do senso comum. Por isso vemos cada dia mais declarações básicas e vazias. Não que o jogador de futebol deva ser letrado ( coisa que, infelizmente, poucos são ) e nem precisam debater o sexo dos anjos em entrevistas, mas quem já ouviu entrevistas de atletas ( até mesmo as do nosso Cacará ) vê uma pobreza nas respostas, com uma ou outra exceção. No caso do Carcará eu cito dois: Luciano ( sincero ao extremos às vezes ) e o Capitão Tamandaré ( sensato, coeso e sincero ). Mas tantos outros mal falam com a imprensa.

No Facebook o debate foi grande. Nas mesas redondas idem. Ouvi algumas opiniões boas, outras não. Teve quem sugerisse que Pato não tivesse dito nada. Talvez isso faça algum sentido, mas será que o torcedor do São Paulo não o cobraria por isso?

Acho que as pessoas devem, sempre, falar o que sentem. Desde é claro que não ofendam ninguém. E acho que Pato não ofendeu ninguém, apenas disse o que - acredito - estava sentido. A não ser a patrulha do pensamento politicamente (in)correto...

Nenhum comentário:

Postar um comentário