segunda-feira, fevereiro 3

Propostas para o trânsito: Onde colocar as Vans e similares?

Vista aérea do plano para melhorar o fluxo das vans e similares
Como dito nos posts anteriores, este Blog trará propostas ao invés de apenas criticas ao modo como o trânsito(??) de nossa cidade vendo sendo gerido(??). E na pauta do dia temos o que eu afirmei anteriormente que seria, talvez, o maior problema: os veículos de transporte de passageiros. 

Na imagem acima está retratada o que entendo ser a melhor opção para que os visitantes que passam por Salgueiro todos os dias fiquem o mais próximo possível do que os atrai até aqui: Comércio, Profissionais da área de Saúde e a Rede Bancária. Os veículos entrariam - exclusivamente - pela Av. Major Antônio Rufino até chegarem perto da ponte da Rua Joaquim Sampaio ( conhecida como ponte da Bomba ) e entrariam a esquerda e estacionariam no terreno nos fundos da Escola Dom Malan, bem como nas ruas laterais a esta. 

Desta forma os veículos chegariam ( e também sairiam ) usando a mais larga das artérias de nossa cidade, sem enfrentarem semáforos ( apenas na saída ) e estacionando em um local estrategicamente central, próximo de quase tudo. Algumas pessoas sugerem que fosse na Estação do Forró, mas lá existem outros problemas: não é tao central ( fica distante da Bomba ) e o acesso envolve ruas mais estreitas e que não suportariam este trafego excedente. Por fim, o local é muito grande para ser pavimentado, no que na minha sugestão já cairia bem o custo, além de ter que pavimentar apenas duas ruas, que nem são tão grandes assim.

Uma vez que chegassem lá, as pessoas desceriam dos veículos e teriam a sua disposição Táxi e Moto-Taxi a preços fixos para levá-las a qualquer lugar dentro do que eu chamaria Zona Comercial ( explicarei em outro posto onde seria esta área ). Penso eu que R$ 1,00 para Motos e R$ 5,00 para carros seriam valores atraentes e justos. Alguém ai pode perguntar: quer dizer então que as Vans e Similares não poderiam circular por estar áreas ou os bairros mais afastados? Não e eu explico porque: ao fazerem isso, não evitaríamos os congestionamentos pontuais que temos em Salgueiro ( Av. Ant. Angelim, Caixa Econômica, Banco do Brasil, Sede da Diocese, etc... ). E a ideia é evitar tais gargalos, o que só seria possível ordenando o trafego destes veículos.

Em tempo este meu plano não inclui os ônibus. Estes devem ficar em outra área fora da cidade ( de preferencia às margens de uma das duas BR´s ), em um terminal a ser construído ou até mesmo no atual Terminal Rodoviário, servido além de Táxi e Moto-Taxi por serviço de ônibus, igual ao que tínhamos até bem pouco tempo.

O local é estrategicamente bem localizado e facilitaria demais a entrada e saída dos veículos...

Para implementar o plano, uma única mudança no trânsito teria que ser feita: tornar a Rua Carlos Soares de Brito ( Casa de Cornelito - Prefeitura ) em mão única, sentido Avenida - Praça da Bomba. Também a Prefeitura teria que re-ordenar a feira livre, deixando a Rua totalmente livre. No mais seria necessário pavimentar o local, dotando-o de estrutura para melhor atender os visitantes, tais como: lanchonetes padronizadas, banheiros e os já citados meios de transporte para os outros locais da cidade.

Sem as vans ruas hoje estranguladas ficariam livres para os motoristas de veículos de passeio e/ou serviços ( ambulâncias, polícias, Celpe, Compesa, etc... ) trafegarem mais rapidamente evitando transtornos e constrangimentos, dando agilidade para os deslocamentos.

Alguém pode perguntar: mas isso existe em outros locais? Eu respondo com outra pergunta: qual foi a última vez que você viu uma Van dentro da área da cidade do Recife? O trânsito pode não ser o ideal na Veneza brasileira, mas seria infinitamente pior se Vans disputassem o espaço ( reduzido ) atual.

E ai meus caros leitores? O que acharam? Discordam? Vislumbram saída melhor? Opinem, a caixa de comentários é toda de vocês...

11 comentários:

  1. Gostei da proposta, Flavão, antes de tudo, por ser uma proposta. A sugestão de cada cidadão é o primeiro passo para refletirmos juntos sobre qual a melhor saída e partirmos para a prática. Eu moro fora de Salgueiro há uns sete anos e não saberia dizer exatamente minha opinião sobre a tua proposta em si. Mas concordamos em alguns pontos cruciais:

    1 - a feira livre precisa ser organizada em um espaço próprio de modo que a rua fiquei livre. Justamente nos dias em que a cidade tem mais movimento de visitantes, acessos importantes como aqueles da região do Dom Malan não podem ficar obstruídos.

    2 - O tráfego das vans e ônibus precisa ser disciplinado. Isso resultado e melhorias e economias de todo tipo. Um exemplo: o tráfego intenso de veículos pesados deteriora o asfalto e calçamento da cidade. Reduzindo isso, as vias ficam em bom estado por mais tempo.

    Além disso, eu acho importante ainda a cidade começar a rever seus modelos de transporte. E isso é algo que precisa envolver não só o poder público, mas também a população. Salgueiro se desenvolveu, a população aumentou, mas a cidade ainda é pequena. Não é preciso pegar um carro toda vez que for na padaria da esquina, por exemplo.

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    1. sim Simão é por ai mesmo... e como espero ter ficado claro, serão uma série de textos, este é apenas o primeiro...

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    2. Aqui precisa da CTTU urgente, e que faça cumprir, com a utilização da força dos policiais de trânsito (Leis), logicamente o que você apresentou é um boa ideia, mas é necessário a implementação, junto com essa política de organização do trânsito a utilização da obrigatoriedade, do poder da polícia, regulamentações para que o cidadão cumpra efetivamente. Não adianta dar toda estrutura necessária se não cumprir com as Leis. De fato esse é o primeiro passo, mas tem que ter essa parceira com a polícia de trânsito. Porque esses motoristas sabem que aqui a fiscalização é precária e não rigorosa, como também o próprio cidadão está acostumado com essa falta de fiscalização. É preciso mudar também a cabeça do cidadão .O que a gente ver é uma vez perdida a viatura da CTTU fiscalizando. É o que eu percebo! Pode ser que na prática esteja diferente e eu não sei. Como também acho, já necessário a utilização de "ZONA AZUL" nas via principais de grande circulação. Essa é a minha opinião. No mais apoio sua proposta. Abraços

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    3. João Paulo irei fazer uma série de propostas, envolvendo todas as nuances do plano. é um plano que engloba as vertentes. Claro que ter fiscalização está na lista...

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  2. Eles que sabem e que decidem:

    http://imageshack.com/a/img713/7653/8vua.jpg

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  3. No mesmo instante:
    http://imageshack.com/a/img194/2481/6yhg.jpg
    http://imageshack.com/a/img856/166/cu8v.jpg
    http://imageshack.com/a/img585/8387/2yra.jpg


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  4. Bom passo inicial com a proposta de onde poderia ficar as Vans que atrapalham e muito o fluxo do trânsito, é necessário a participação direta da constituição do trânsito de toda a comunidade salgueirense e de quem chega a Salgueiro (como os donos das lotações). Além da organização desses veículos, como o internauta falou a questão da Zona Azul. É a outra prioridade imediata, no meu ver, a ser tomada. Na rua Osmundo Bezerra, por exemplo, o estacionamento é "engessado" durante todo o dia. Os comerciantes ( e as Vans também) chegam cedo e deixam seus veículos o dia todo naqueles estacionamentos.Com a implantação da Zona Azul teria-se então um estacionamento rotativo e, faria receita para os cofres municipais.

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    1. a Zona Azul é uma das propostas, mas com a retiradas das Vans e a sua colocação no local sugerido já evitaria muita coisa.

      mas sim, delimitar áreas centrais para a Zona Azul aumentariam as áreas d estacionamento.

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  5. Será que há interesse de agir do Prefeito nessa questão depois de tantos anos?

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