terça-feira, fevereiro 11

Democracia, protestos e o pior da humanidade

A foto é chocante. E é esta a ideia que quero passar...
Vivemos dias perigosos. Bem perigosos se querem saber. O momento do Brasil é, acreditem, altamente delicado. Quando pessoas vão às ruas com bombas é quando estamos perto de tragédias sem precedentes. Quando pessoas como a que está em segundo plano na foto ( com máscara de gás com detalhes em azul, amarelo e vermelho ) acham que podem soltar bombas e que isso é legítimo, estamos moralmente próximos do fim. Para Santiago Andrade, o homem carregado com o rosto coberto de sangue, infelizmente tudo acabou ontem.

Santiago Andrade era um pai de família, pagava seus impostos em dia, era trabalhador dedicado e querido pelos colegas de profissão. Em suma um brasileiro como tantos outros e que estava nas ruas do Rio de Janeiro exercendo o seu ofício. Estava fazendo o que de melhor sabia fazer. Não estava ali para criticar este ou aquele lado. Devia ter uma opinião sobre o assunto, mas isso agora é irrelevante. O fato é que passamos dos limites.

E quando digo que passamos dos limites, que fique bem claro, não refiro-me apenas ao rapaz ali atrás, um verdadeiro Black Bloc. Não, falo de maneira mais ampla, tentando incluir todos nós brasileiros, sem exceção. Quando, em uma nação pacífica, vivemos cenas de guerra e barbárie em nossas duas maiores cidades é o claro, e indelével, sinal de que nossa Democracia está precisando ser reformada. 

E porque reformada Flávio? Simples: a nossa Constituição, infelizmente, foi erguida sobre a égide do preso político. Sim, infelizmente!!!. Por termos saído a tão pouco tempo de um regime de exceção, foi consenso entre os Constituintes que a Carta Magna teria que ter todo tipo de garantias, como forma de que - em uma eventual volta a um regime ditatorial - os direitos de quem decidisse lutar contra o Ditador do momento fossem mantidos. A premissa, errada, fez com que o que deveria ser uma Constituição excelente virou um texto com defesas, recursos, empecilhos para condenar bandidos. E que hoje, na prática, concorre para deixar quem tem excelente advogados fora da cadeia. Ou que ao menos demore anos e anos para que possa ser preso.

E o que isso tem com a morte de Santiago? Tudo. Nossa lei é brande demais com quem assume o risco de matar. Os Black Blocs se escondem atrás da ausência de uma legislação para combater crimes de terrorismo. E sabem porque não temos uma? Porque na Constituinte não se incluiu isso, pois - novamente pensando em uma Carta em período Democrático que pudesse ser usada em uma Ditadura - pensaram: "um ditador poderia usar isso para incriminar quem resolvesse lutar contra ele". 

Ora meus amigos, se voltarmos a uma Ditadura ( Deus nos livre dessa má hora ) a primeira coisa que o Ditador fará é revogar a Constituição Democrática. Por isso perdemos tempo, em alguns assuntos que fique claro, em 1988, enquanto poderíamos ter feito uma Carta para o futuro. Por causa disso não temos uma legislação anti-terrorismo. Que é o que o Black Blocs fazem. Gostem ou não o nome de ações como a ocorrida no Rio de Janeiro é uma ação terrorista. E isso deve ser punido de forma exemplar, talvez até mesmo com prisão perpétua. Outro item que infelizmente não existe em nossa Constituição.

Santiago Andrade morreu ontem e uma parte de nós também. Mas algumas pessoas - sobretudo as de partidos de esquerda e/ou extrema esquerda ( PT, PC do B, PSTU, PSOL, PCO e cia ) não acham que o ocorrido seja algo fora do comum tão grave assim. Não vi nenhum deles se manifestarem a favor de Santiago Andrade como o fazem em favor dos manifestantes quando agredidos. E sim, eu não gosto nenhum pouco dos partidos de esquerda e/ou extrema esquerda e não faço a menor questão de esconder isso. Se ao contrário de Santiago tivesse sido um Black Bloc ai sim estes partidos iriam fazer o maior fuzuê. Agora é que a Presidente Dilma mandou a Polícia Federal entrar em ação. Porque os Black Blocs não são presos? Porque?

Estamos mal, muito mal. A saúde é precária, a educação não avança, temos diversos problemas estruturais... e vamos realizar a Copa mais cara da história!!! É natural, aceitável e - sobretudo - democrático que protestemos contra tudo isso que está ai posto. Mas protestar é uma coisa, matar inocentes é outra completamente diferente. E o quanto mais rápido entendamos isso melhor será para o Brasil. Para que a morte de Santiago Andrade ( pai, marido, trabalhador exemplar, etc ) não tenha sido em vão. Devemos isso a memória dele. Devemos isso ao Brasil do futuro. 

4 comentários:

  1. Grande texto Flavio, concordo com seu ponto de vista.

    ResponderExcluir
  2. UM TEXTO FORTE PARA UMA IMAGEM QUE NOS DEIXA REVOLTADO,INDIGNADO COM ESSA MENTIRA CHAMADA DE DEMOCRACIA....

    PARABENS PELO BLOG, FLAVIO...

    ResponderExcluir