segunda-feira, janeiro 20

Quanto vale uma vaga na Série A do Brasileirão?

Este é o presidente(??) da CBF tentando ver uma solução pro caso Portuguesa...
Muitos dos que leem este espaço me conhecem bem, mas outros não. Por isso quero deixar uma coisa bem clara: eu sou terminantemente contra a bandalheira existente no Futebol Brasileiro, com sua instituições oligárquicas que ficam nas mesmas mãos durante décadas. Um dos piores presidentes de Federação de todos os tempos foi o nefasto Carlos Alberto Oliveira, aqui de Pernambuco, ao lado de Eduardo "Caixa D'água" Viana ( Rio de Janeiro ), Eduardo José Farah ( São Paulo ) dentre outros nomes deploráveis. A rigor, nem deveriam existir Federações Estaduais, pois elas servem apenas para atrasar o já atrasado futebol. Assim como as jabuticabas, elas só existem aqui no Brasil.  

Feito o preâmbulo, vamos ao texto em si. A CBF, a quem o brilhante jornalista Juca Kfouri chama de Casa Bandida do Futebol, está metido num imbróglio naqueles com o caso Portuguesa: na esfera esportiva ela está rebaixada, mas possivelmente conseguirá manter-se na Série A pela justiça comum. E é aqui que a porca torce o rabo: como não é de interesse de ninguém ( sobretudo da Globo ) que dois times do Rio de Janeiro joguem a Série B em 2014 ( o Vasco também foi rebaixado no campo ), é preciso achar uma saída. Mas qual saída?

Pelo Estatuto do Torcedor a CBF tem que seguir regras bem rígidas para elaborar o Campeonato Brasileiro - aqui é necessário um adendo fundamental: apenas Brasil, Argentina e Uruguai dentre os campeões do mundo ainda tem o campeonato organizado pela Federação Local, nos outros todos são Ligas Independentes - e não pode violá-las sob risco de pesadas sanções prevista na Lei. Além disso, não pode aceitar um Clube filiado entrando na Justiça Comum, pois isso vai de encontro ao que diz a FIFA ( outra zorra do ponto de vista ético ). Sem falar que realizar um campeonato com 24 times - possibilidade bem real, diga-se, salvando o Vasco algo que agradaria demais a Rede Globo - seria passar vergonha perante ao mundo. Nada de novo ou de anormal, não fosse 2014 anos de Copa do Mundo!!!

Pois bem, tendo que divulgar a tabela no começo de Fevereiro, eis que o Presidente José Maria Marin teve uma, digamos assim, "brilhante ideia": oferecer, de forma oficial, um adiantamento para a Portuguesa no valor de 4 milhões de reais, a serem pagas em 10 parcelas iguais durante o ano de 2015. Sim, caro leito, você não está ficando maluco: a Casa Bandida do Futebol ofereceu um incentivo para que a Lusa fique quieta, na sua, vá jogar a Série B com o caixa reforçado e assim possivelmente volte em 2015. Caso aceite, o que seria uma vergonha!!!, a Lusa concorda em não entrar na Justiça Comum, deixando assim a CBF livre para fazer o campeonato com 20 times, como também manda o Estatuto do Torcedor ( que determina que a fórmula de disputa seja a mesma durante 2 anos )

A informação foi conseguida pela ESPN Brasil que está de posse do documento repassado a Portuguesa. Neste momento em que escrevo, nem a Lusa e nem a CBF se pronunciaram ainda. Mas isso é fim do poço.  Quanto valeria uma vaga na Série A? Quanto dinheiro um Fluminense vai arrecadar por evitar - pela terceira vez!!!, disputar a Série B? Será que 4 milhões valem uma passagem na Série B? E os outros 19 clubes que vão jogar a Série B, o que acham disso?

Este é o Brasil. Onde a decência, se é que existe, é artigo de Luxo...´

PS: para quem não souber quem é José Maria Marin, saibam que um discurso seu na Assembleia de São Paulo ( no ano de 1975 ) é considerado o estopim que faltava para a morte do Jornalista Vladimir Herzog. Marin cobrou sérias providências aos homens responsáveis pelo instrumento de repressão ( DOI-CODI ) pelos atos "de rebeldia" na TV Cultura, da qual Herzog era Diretor... dias depois, eis que matam Vlado ( seu nome de batismo, judaico ) e tentam fazer parecer um suicídio. Marin, é claro, nega qualquer envolvimento, mas o discurso proferido por ele, não deixa dúvidas. E assim caminha o país do futebol e a mediocridade humana...

Nenhum comentário:

Postar um comentário