terça-feira, janeiro 21

E a Copa? Em Curitiba talvez não tenha

É possível acreditar que terminem esta obra até o dia 16 de junho?
No primeiro texto do Blog eu falei sobre a Copa e legado que não vai ficar pro Brasil. Estádios nos grandes centros que possuem grandes times sempre terão utilidade e a imensa maioria destes já dispunham de grandes estádios e portanto não torna-se um legado ( termo que se usa a algo que é transformado totalmente após um determinado fato ). Pois bem, a capital paranaense é uma das 3 únicas cidades onde os estádios são particulares ( ao de Porto Alegre com o Beira-Rio do Internacional e de São Paulo com a Arena Corinthians - essa uma doação feita pelo ex-presidente Lula ao seu time de coração ).

A Arena da Baixada já era um estádio bom e moderno. Tinha condições de, sendo apenas ampliado, receber os jogos da Copa. Mas isso é Brasil, nunca se esqueçam disso. Eis que o Clube com o aval do COL ( Comitê Organizador Local ), do Governo Federal ( via empréstimo do BNDES ) e da FIFA, resolveu tocar um projeto do zero. Isso mesmo, zerinho começando do chão. A foto acima foi tirada do site UOL e é de ontem. Alguém em sã consciência acredita que ele estará pronto, 100% mesmo sem faltar qualquer retoque, no dia 16 de junho, data da primeira partida? Jerome Valcke, Secretário Geral da FIFA, disse que agora a obra será acompanhada diariamente pela FIFA e seus monitores. Agora? Porque não antes? E disse que a cidade tem até o dia 19 de Fevereiro para comprovar que pode entregar a obra para a Copa. E nem disse até qual ficará esperando.

E ai vem outras questões, todas tão interessantes quanto potencialmente terríveis:
  • Se a FIFA decidir tirar os jogos do Estádio, a culpa será de quem? Pra mim, sobretudo, do Governo Federal;
  • Se o Estádio não for utilizado, o empréstimo do BNDES será cobrado com taxas comuns ou serão as taxas especiais definidas para a Copa?
  • Quem permitiu que isso acontecesse? Pra mim, pelo lado do Governo Federal, é o Ministro Aldo Rebelo. Aquele mesmo que deu pito em jornalistas quando do sorteio dos grupos da Copa ao ser questionado sobre atrasos...
Pois bem meus amigos. O Brasil corre um sério risco de ser o primeiro país a realizar uma Copa e ter um estádio vetado. Isso seria ou não uma vergonha?

Nenhum comentário:

Postar um comentário