quinta-feira, janeiro 30

E assim segue o nosso trânsito

Cena mais que comum no centro da cidade...
Este Blog tem o propósito de não apenas ser crítico, mas também apontar caminhos para os diversos problemas da cidade, sendo um local de debates entre pessoas que querem a mesma coisa: o melhor para Salgueiro. E um dos maiores problemas atuais em Salgueiro é o trânsito.

A foto acima foi tirada por mim por volta das 12:00 do dia 28. O local é bem conhecido, mas mesmo assim irei dizer onde é: Rua Joaquim Nabuco, na altura dos fundos do prédio do Banco Santander e da Academia Corpo e Alma. O erro é óbvio: o caminhão da distribuidora da Nova Schin não contentou-se em ficar apenas na esquina ( o que já seria errado ), ele avançou ao menos 2 metros na outra rua. Um acidente de graves consequências poderia acontecer, pois os motoristas simplesmente não tinham visão de quem estaria trafegando no sentido contrário. Os pedestres, mesmo que raramente o façam, não poderiam cruzar a rua do modo seguro e o risco de atropelamento seria altíssimo.

Mas seguimos sem fiscalização e normatização. Este caminhão jamais poderia estar parado neste lugar, por entre outros motivos, que cidade alguma com trânsito organizado permite trafego de caminhões durante o dia nas vias centrais. NENHUMA. Duvidam? Lembrem-se que o caminhão que derrubou a passarela na Via Amarela na cidade do Rio de Janeiro estava IRREGULAR. Porque é que em nossa cidade os caminhões poderiam fazê-lo?

Mas existem outros problemas dentro do trânsito: os Veículos de Transporte de Passageiros, as Moto-Taxis, os pedestres... Tudo isso já deveria estar organizado, e a muito tempo, mas o poder publico não o fez. E quando faz é de forma errada, como realizar Blitz onde só são paradas motocicletas, mesmo que dentro do carro passe alguém sem cinto de segurança, usando o celular e com uma criança no colo!!!

Obtive informações ( e sou uma pessoa bem informada, podem ter certeza ) de que existe uma meta a ser cumprida pelos policiais do 8° BPM: de abordarem 60 motocicletas por dia. Isso está certo? Aceitemos que o percentual de pessoas fora da lei usando motos fosse de 20% e que os de marginais usando carros fosse de 5%. Teria-se que parar 4 motos para cada carro. Mas a meta nem fala em carros, somente motos. Será que não existem procurados pela justiça ou com veículo roubado dentre as motoristas que usam carros? A meta é além de tudo preconceituosa. Sabendo disso, parece-me meio óbvio que os marginais mais espertos parem de usar motocicletas...

Quanto as vans, sprints, ônibus e cia o problema é mais sério ainda. Quem não fica louco quando está descendo na Avenina Antônio Angelim e do nada o motorista da Van que vai afrente para,v quase provocando uma batida? Ou que assusta-se ao ver um sair em disparada da vaga onde estava? Ou que precisa esperar a boa vontade deles que, ao se acharem donos da rua, param um do lado do outro para conversar?

Pois bem, nos próximos dias postarei minhas ideias para organizar o trânsito. Alguns amigos já conhecem bem o meu pensamento, mas você leitor poderá conhecer e dar seus pitacos. Vamos juntos criar um plano. Para que possa ser apresentado como ajuda ao que, creio eu, a Prefeitura possua. E cobrar, como é direito nosso, que o mesmo seja implementado o quanto antes.

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