terça-feira, janeiro 21

Chuvas de quase 100mm e um olhar para o futuro

Acesso ao Bairro Novo Everest pela Praça da Granja
Segundo o Blog do Alvinho Patriota, a chuva desta madrugada em Salgueiro foi de 98mm. Excelente notícia e que causou diversas fotos no Facebook de diversos salgueirenses, comemorando. E devemos sim comemorar, pois chuva no sertão é uma dádiva. 

Mas olhando melhor para as fotos, com um olhar mais crítico podemos ver um lado que preocupa. Mesmo que chuvas assim caiam, quando muito, 3 vezes em uma década, elas causam transtornos. Dos mais diversos possíveis. E as áreas que antes eram usadas para agricultura e pecuária no entorno da cidade, agora viram áreas urbanas. E com isso vem também mais impermeabilização do solo nestas regiões, que outrora retinham parte das águas das chuvas.

Algo precisa ser feito agora, para que no futuro - nem tão distante assim - tenhamos casos graves. Impedir as invasões de área na beira dos córregos é vital, mas se preocupar com o escoamento da água também. Devemos ficar alegres e aproveitar as imagens para cobrar das autoridades que apenas ótimas imagens é o que fiquem a cada grande chuva...

Um comentário:

  1. Realmente, são situações que se repetem e que já deveriam ter sido solucionadas.

    ResponderExcluir